Fases do projeto

STORYline desenvolve-se em três fases complementares, combinando investigação, ação comunitária e produção colaborativa de resultados.

Fase 1 – Mapeamento e enquadramento teórico (M3 – M10)

Esta fase assenta na revisão de literatura dos últimos 15 anos sobre cidadania, cidadania digital e juvenil, intergeracionalidade e literacia mediática, analisando estudos nacionais e internacionais para identificar tendências e lacunas de conhecimento.

Inclui entrevistas semiestruturadas com investigadores, líderes comunitários e profissionais, permitindo recolher perspetivas especializadas e complementar os dados da revisão.

Fase 2 – Criação e reflexão a partir do campo (M10 – M16)

Com base nos resultados da Fase 1, esta etapa envolve jovens e adultos em atividades participativas que exploram experiências pessoais e coletivas de cidadania e participação. Inclui workshops para desenvolvimento de competências de literacia mediática e criação de narrativas digitais, e mesas-redondas comunitárias que reúnem diferentes gerações para debater cidadania e participação, presencialmente e através da plataforma Debaqi.

Estas iniciativas irão promover o diálogo intergeracional, reforçar o sentido de comunidade e resultar em planos de ação colaborativos para fortalecer a cidadania local.

Fase 3 – Produção de conhecimento e impacto (M1 – M18)

A fase final traduz o trabalho das fases anteriores em materiais abertos e acessíveis, como um booklet sobre abordagens intergeracionais à educação para a cidadania, planos de ação comunitários, podcasts, videocasts e eventos nacionais e internacionais.

Estes produtos serão desenvolvidos de forma colaborativa com os participantes e especialistas do projeto, assegurando representatividade e relevância prática.

Os eventos do projeto criarão a oportunidade de trocar conhecimento e inspirar novas práticas de cidadania intergeracional e digital em diferentes contextos.